A importância da acreditação dos laboratórios clínicos



A importância da acreditação dos laboratórios clínicos

As acreditações na área da saúde certificam as instituições que demonstram possuir ações/processos que priorizem a segurança e qualidade no atendimento ao paciente baseados em práticas internacionais vigentes. A mais antiga e respeitada acreditadora em saúde é a Joint Commission International (JCI), representada no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O Brasil tem sua própria certificação em saúde, a Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Dessa forma, a acreditação é um mecanismo que garante um serviço seguro e de qualidade à sociedade em geral. No caso da acreditação de laboratórios clínicos, por exemplo, ela é concedida com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 15189.

No caso de uma organização possuir mais de uma instalação permanente, em diferentes endereços, cada uma dessas instalações é acreditada individualmente. A acreditação é concedida para um determinado escopo, que inclui exame, metodologia, material e o procedimento operacional padrão.

Segundo estudo realizado pelo Sebrae-BA, estima-se que há mais de 21.500 laboratórios de análises clinicas no Brasil, inclusive dentro de hospitais e clínicas, e somente quatro deles estão acreditados pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, conforme a NBR ISO 15189. Isso se deve porque a acreditação ainda não é obrigatória, mas em breve será compulsória.

Há cerca de cinco anos que o INMETRO vem se estruturando para a padronização e validação de diversos de métodos analíticos clínicos utilizados em laboratórios de análises clínicas no Brasil.

Porém, como ainda não é obrigatória, é muito difícil de se garantir o resultado de exame clínico. Por isso, é muito importante a acreditação de laboratórios de análises clinicas, pois é a garantia da população para resultados de exames seguros e dentro das incertezas estatísticas aceitáveis. Afinal de contas, trata-se da saúde e da vida das pessoas.





EXCELMETRO:  Av. Celina Ferreira Ottoni, 5205 - Padre Vítor - Varginha|MG - CEP: 37048-395 - TELEFONE: (35) 2106-2700 - comercial@excelmetro.com.br
Copyright 2017 EXCELMETRO. Todos os Direitos Reservados   |   Desenvolvimento: Sakey