Metrologia reforça fiscalização em produtos e serviços no TO



Metrologia reforça fiscalização em produtos e serviços no TO

O estado de Tocantins dá exemplo de eficiência ao reforçar a fiscalização em produtos e serviços para garantir à sociedade os padrões de conformidade e segurança previstos em lei.  O trabalho da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é pautado na busca pela conscientização das instituições, por meio de trabalhos educativos e da necessidade da certificação dos produtos.

Compete à Agência também a fiscalização e, quando necessário, a apreensão de produtos e instrumentos irregulares no comércio, sem o selo de identificação da conformidade.

Em 2019, a AEM-TO já realizou diversas fiscalizações em radares fixos e móveis de trânsito no Tocantins, por exemplo. Aparelhos de tacógrafos e taxímetros também passaram por fiscalização. Também este ano, já verificou balanças comerciais em farmácias, supermercados, açougues, restaurantes, lanchonetes e outros. Somente em Palmas, foram 160 ações de vistorias apenas no mês de janeiro.

Os postos de gasolina também foram alvos dos técnicos da AEM. Na capital do estado, foram mais de 440 ações para verificar se os postos estão em conformidade com as portarias regulatórias do Inmetro.  Outras partes do estado começaram a fazer parte dessa ação a partir de março.

Ações promocionais também são alvos da Metrologia Estadual, como início das aulas, Carnaval, Páscoa e Dia das Mães. 





EXCELMETRO:  Av. Celina Ferreira Ottoni, 5205 - Padre Vítor - Varginha|MG - CEP: 37048-395 - TELEFONE: (35) 2106-2700 - comercial@excelmetro.com.br
Copyright 2017 EXCELMETRO. Todos os Direitos Reservados   |   Desenvolvimento: Sakey