Ovo de Páscoa: não compre gato por lebre



Ovo de Páscoa: não compre gato por lebre

A Páscoa já está próxima e nos supermercados e em lojas especializadas já é possível verificar inúmeras opções de ovos de chocolate. Mas antes de sair comprando, é preciso ficar atento com alguns detalhes. Ao contrário do que muitos podem imaginar, a metrologia tem um papel fundamental para que o consumidor não seja lesado com ovos com embalagens tentadoras, que podem mascarar o produto e enganar o comprador. Nesta época do ano, o Instituto de Pesos e Medidas – IPEM – visita lojas e supermercados em todo o Brasil para verificar possíveis adulterações. 

Mas cada um pode fazer a sua parte, e o Inmetro dá dicas importantes na hora de comprar os ovos de Páscoa:

- As numerações nos ovos de Páscoa não devem ser prioridade, pois esses números não são iguais entre as marcas. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho.

- O consumidor deve ficar atento ao peso do produto: verificar se o peso que está na embalagem é exatamente o que está sendo comercializado.

- O armazenamento dos ovos de chocolate deve ser adequado e a embalagem deve estar sem furos ou amassada.

- O ovo de chocolate deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Mas, assim como qualquer produto acondicionado, é importante lembrar que esta indicação se refere somente ao peso do produto, ou seja, é preciso desconsiderar o valor da embalagem e dos brindes existentes.

- Outro item a ser checado são os brindes. Quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada da marca de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças.

Produtos artesanais e Ovo de Colher

O Inmetro reforça que todo produto, seja industrial ou artesanal, ao ser exposto para comercialização, deve conter uma embalagem própria, com rótulo que contenha o peso bruto do produto. Detalhe: o ovo de chocolate artesanal, ao ser exposto comercialmente, é passível de fiscalização metrológica como qualquer outro produto. Quanto ao “Ovo de Colher”, o mesmo deve ser comercializado por peso e não por unidade, porque a medida do produto é a massa.






EXCELMETRO:  Av. Celina Ferreira Ottoni, 5205 - Padre Vítor - Varginha|MG - CEP: 37048-395 - TELEFONE: (35) 2106-2700 - comercial@excelmetro.com.br
Copyright 2017 EXCELMETRO. Todos os Direitos Reservados   |   Desenvolvimento: Sakey