Perguntas Frenquentes


Geralmente dentro das corporações um determinado solicitante requisita junto ao Depto de Suprimentos a aquisição de instrumento de medição, quando o instrumento chega a Empresa, percebe-se que o mesmo deve ser calibrado. O Solicitante faz outra requisição para a calibração, resultado, perde-se tempo com a falta do instrumento e gera-se custos adicionais com frete. Exemplo muito comum é a trena que é um instrumento descartável, que hoje no mercado custa de R$ 10,00 a 15,00, se somado o frete de ida e volta para calibrar o instrumento, este custo certamente triplicará. A Excelmetro oferece as melhores marcas de instrumentos já com o certificado de calibração Acreditado a CGCRE/INMETRO (RBC-Rede Brasileira de Calibração), otimizando prazo de entrega e custos. Consulte nossos produtos e solicite mais informações pelo comercial@excelmetro.com.br .

A CGCRE dentro da estrutura do INMETRO tem a resposabilidade de avaliar a competência de laboratórios de calibração de acordo com os requsitos da Norma NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração). O Laboratório Acreditado tem o direito de utilizar o selo de acreditação para os serviços avaliados. O INMETRO participa de acordos internacionais para a padronização dos métodos, normas, sistema internacional de medidas, padrões primários de referência dentre outros. O certificado de calibração emitido por um laboratório de calibração pertencente a RBC (Rede Brasileira de Calibração) é aceito em mais de 50 paises. A importância de se calibrar o instrumento de medição em um laboratório Acreditado a CGCRE, pertencente a RBC, é a garantia de avaliação de sua competência, com base em métodos padronizados e atestados. Registramos alguns casos em processos trabalhistas, em que o Juiz não aceitou um relatório técnico que mediu o nível de ruído com um decibelímetro que apresentava certificado de calibração emitido por um laboratório Não Acreditado (Não pertencente a RBC). Calibração realizada por laboratórios Não Acreditados não há como se garantir a qualidade dos serviços.

É a ciência da medição. Trata dos conceitos básicos, dos métodos, dos erros e sua propagação, das unidades e dos padrões envolvidos na quantificação de grandezas físicas.

É simples, basta entrar no site www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/ e pesquisar pelo nome do laboratório, estado ou mesmo pela área de atuação ou instrumento que quer calibrar, vale lembrar que não basta o Laboratório ter no escopo na área de atuação, o instrumento deve constar no escopo, é importante ficar atento a faixa medição e a melhor capacidade de medição. Outra informação importante, a Acreditação só vale para o endereço do Laboratório avaliado e devidamente cadastrado no site do INMETRO, não é extensivo a filiais ou a franqueados.

O principal objetivo do grupo de Calibração GT#8 a médio e longo prazo foi a equalização da competência técnica dos laboratórios prestadores de serviços de calibração e ensaios para a cadeia automotiva, através de avaliações regulares pelas redes metrológicas estaduais e acreditações progressivas junto ao INMETRO. É importante ressaltar que todo laboratório qualificado pelo Grupo de Calibração e Ensaios, estavam aptos a prestar serviços a todas as montadoras do ramo automotivo e seus respectivos fornecedores. Com a descontinuidade da carta da ANFAVEA em 2016, as empresas certificadas ISO TS 16949, agora IATF 16949, e que alterado os requisitos para que os serviços de calibração e ensaios sejam Acreditados a CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação - RBC). Pelos requisitos há outras alternativas como Laboratório Interno, mas que devem ser observados alguns requisitos da NBR ISO IEC 17025, é importante levar em consideração também os custos com o Modelo de Gestão. Acarretará custos com pessoal, padrões, calibrações periódicas destes padrões, estrutura do laboratório, ferramentas auxiliares e principalmente a capacitação do pessoal envolvido. Pelos novos requisitos as Competências serão muito cobradas, além de que o Laboratório interno deverá garantir os resultados das Calibrações e Ensaios, segundo os requisitos da NBR ISO IEC 17025, isso é possível com a participação em Ensaios de Proficiência.

RBC - Rede Brasileira de Calibração; RBLE - Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios. A CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO), é o orgão responsável no Brasil para avaliar e Acreditar (Credenciar)Laboratórios de Calibração e de Ensaios de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO/IEC 17025 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Calibração e Ensaios.

Através do ExcelmetroWeb você tem disponível em ambiente Web, todos os certificados com histórico de todas calibrações que forem acumuladas, relatórios de estudos de MSA, Relação de instrumentos cadastrados, que facilitam o gerenciamento metrológico, através de filtros e relatórios, demonstra a rastreabilidade dos padrões utilizados com um simples clik, e é gratuito. Outra função interessante, pode-se gerenciar certificados de terceiros. Tudo fica em meio eletrônico e bem gerenciado, podendo ser acessado pelo celular ou smartfone a qualquer momento, e atende a todos os requisitos de normas como a ISO 9001, IATF 16949 e até a ISO 14000, pois contribui para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Measurement Systems Analysis - Análise de Sistemas de Medição - São métodos estatísticos que tem por objetivo avaliar qualidade de sistemas de medição através de dados coletados durante as medições no próprio ambiente de medição e nas peças da produção, onde são observados fatores que podem influenciar nos resultados como: Instrumento ou meio de medição, operador, método de medição, ambiente e a estabilidade do sistema de medição ao longo do tempo. O Manual de MSA está na quarta edição e é distribuido pelo IQA Instituto da Qualidade Automotiva, www.iqa.org.br.O MSA é requisito para a IATF 16949 International Automotive Quality Systems Standard - norma automotiva mundial com requsitos específicos para fabricantes de auto peças, elaborada conjuntamente pelos membros do IATF (International Automotive Task Force - Força Tarefa Internacional Automotiva), e mesmo que não seja um requisito pode ser utilizado para verificar se o sistema de medição está informando dados falhos que podem levar a decisão de reprovar produtos aprovados ou aprovar produtos reprovados, o que acarretaria prejuízos a Empresa. Saber se está medindo corretamente é importantíssimo, pois evita prejuízos e reclamações de clientes.

Disponibilizamos ao cliente 03 formas de pagamento: 1-O pagamento a prazo, 07, 14, 28 dias dependendo do valor. 2-Na forma de contrato anual, com todas as calibrações geradas durante o período de 12 meses, pagamento em 12 parcelas fixas e mensais, onde o Cliente tem a condição de diluir mais facilmente os custos ao longo dos 12 meses. 3-Através do cartão BNDES, para mais informações é só acessar o link no banner da home, ou www.cartaobndes.gov.br.

As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências Universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.Algumas dessas medidas-padrão continuam sendo empregadas até hoje. Veja os seus correspondentes em centímetros: 1 polegada = 2,54 cm 1 pé = 30,48 cm 1 jarda = 91,44 cm O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade. E lá, no Gênesis, lê-se que o Criador mandou Noé construir uma Arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados. O côvado era uma medida-padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm. Em geral, essas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições.Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Cúbito é o nome de um dos ossos do antebraço.





EXCELMETRO:  Av. Celina Ferreira Ottoni, 5205 - Padre Vítor - Varginha|MG - CEP: 37048-395 - TELEFONE: (35) 2106-2700 - comercial@excelmetro.com.br
Copyright 2017 EXCELMETRO. Todos os Direitos Reservados   |   Desenvolvimento: Sakey